Resumo MSA:
Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5 Fase 6 Fase 7 Fase 8 Fase 9 Fase 10 Fase 11 Fase 12 Fase 13 Fase 14 Fase 15 Fase 16Resumo Fase 7 MSA
Na fase 7 do MSA aprendemos o conceito de armadura de clave e a ordem dos acidentes na armadura de clave. Também aprendemos a identificar o nome da escala de acordo com a armadura de clave. Finalizando, aprendemos as fórmulas de compasso e os movimentos de solfejo em 9 e em 12, bem como os movimentos alternativos para solfejo.
- Armadura de clave: é o nome que se dá ao conjunto de acidentes fixados entre a clave e a fórmula de compasso. Sua função é indicar que todas as notas com nomes iguais aos acidentes da armadura de clave serão sempre alteradas por eles (em qualquer oitava).
- Ordem dos sustenidos na armadura de clave: Fá - Dó - Sol - Ré - Lá - Mi - Si.
- Como identificar o nome da escala em uma armadura de clave com sustenidos: o nome da escala será uma nota acima do último sustenido.
- Sem acidentes - Escala: Dó maior
- 1♯ (Fá) - Escala: Sol maior.
- 2♯ (Fá - Dó) - Escala: Ré maior.
- 3♯ (Fá - Dó - Sol) - Escala: Lá maior.
- 4♯ (Fá - Dó - Sol - Ré) - Escala: Mi maior.
- 5♯ (Fá - Dó - Sol - Ré - Lá) - Escala: Si maior.
- 6♯ (Fá - Dó - Sol - Ré - Lá - Mi) - Escala: Fá sustenido maior.
- 7♯ (Fá - Dó - Sol - Ré - Lá - Mi - Si) - Escala: Dó sustenido maior. Importante:
- Ordem dos bemóis na armadura de clave: Si - Mi - Lá - Ré - Sol - Dó - Fá. Exatamente a ordem inversa dos sustenidos.
- Como identificar o nome da escala em uma armadura de clave com bemóis: o nome da escala será o nome do penúltimo bemol. Quando houver apenas 1 bemol, o nome da escala será Fá maior.
- Sem acidentes - Escala: Dó maior
- 1♭ (Si) - Escala: Fá maior.
- 2♭ (Si - Mi) - Escala: Si bemol maior.
- 3♭ (Si - Mi - Lá) - Escala: Mi bemol maior.
- 4♭ (Si - Mi - Lá - Ré) - Escala: Lá bemol maior.
- 5♭ (Si - Mi - Lá - Ré - Sol) - Escala: Ré bemol maior.
- 6♭ (Si - Mi - Lá - Ré - Sol - Dó) - Escala: Sol bemol maior.
- 7♭ (Si - Mi - Lá - Ré - Sol - Dó - Fá) - Escala: Dó bemol maior. Importante:
Quando a nota que dá nome à escala já possuir o sustenido na armadura de clave, o nome da escala terá a palavra sustenido. Por exemplo, na armadura com 6 sustenidos, como já existe o Fá sustenido na armadura de clave, a escala se chama Fá sustenido maior.
Quando a nota que dá nome à escala já possuir o bemol na armadura de clave, o nome da escala terá a palavra bemol. Por exemplo, na armadura com 2 bemóis, como já existe o Si bemol na armadura de clave, a escala se chama Si bemol maior.
- Fórmula de compasso em 9: quando o número superior da fórmula de compasso for o número 9, isso indica que o compasso terá 9 pulsos. O número inferior representa a figura que valerá um pulso (ou movimento) no compasso. Por exemplo, número 8 na parte de baixo da fórmula de compasso, indica que cada colcheia valerá um movimento. Número 4, indica que cada semínima valerá 1 movimento, e assim por diante.
- Movimento de solfejo em 9:
- Movimento alternativo para solfejo em 9: pode ser utilizado como alternativa para condução de compassos de 9 movimentos. Neste caso, utiliza-se o movimento de marcação para compassos em 3, agrupando-se 3 pulsos em cada tempo.
- Fórmula de compasso em 12: quando o número superior da fórmula de compasso for o número 12, isso indica que o compasso terá 12 pulsos. O número inferior representa a figura que valerá um pulso (ou movimento) no compasso. Por exemplo, número 8 na parte de baixo da fórmula de compasso, indica que cada colcheia valerá um movimento. Número 4, indica que cada semínima valerá 1 movimento, e assim por diante.
- Movimento de solfejo em 12:
- Movimento alternativo para solfejo em 12: pode ser utilizado como alternativa para condução de compassos de 12 movimentos. Neste caso, utiliza-se o movimento de marcação para compassos em 4, agrupando-se 3 pulsos em cada tempo.
Exercícios Rítmicos:
Nosso metrônomo está configurado para marcar os compassos de acordo com a fórmula de compasso de cada lição. Colocamos um compasso de preparação no início de cada lição.A lição inicia sempre após o compasso de preparação. Perceba que a primeira batida de cada compasso é diferente das demais, sinalizando o início de um novo compasso. Fique atento para que a sua mão acompanhe cada batida do metrônomo e sempre que soar a primeira batida do compasso, sua mão deve estar iniciando a marcação do primeiro tempo, embaixo.
Ajuste do andamento
Veja abaixo como alterar a velocidade dos áudios, caso queira praticar em um andamento mais rápido, ou mais lento.
Lição 43
Lição 44
Informação importante:
Em andamentos mais rápidos, os compassos 98 e 94 também podem ser conduzidos alternativamente em 3 tempos, agrupando-se 3 pulsos em cada tempo.
Lição 45
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 46
Lição 47
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 48
Informação importante:
Em andamentos mais rápidos, o compasso 128também pode ser conduzido alternativamente em 4 tempos, agrupando-se 3 pulsos em cada tempo.
Lição 49
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 50
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |