Resumo MSA:
Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5 Fase 6 Fase 7 Fase 8 Fase 9 Fase 10 Fase 11 Fase 12 Fase 13 Fase 14 Fase 15 Fase 16Resumo Fase 11 MSA
Na fase 11 do MSA aprendemos sobre o acento métrico dos compassos. Também aprendemos sobre os compassos simples, compostos e alternados.
- Acento métrico: é a acentuação forte ou fraca dos tempos do compasso. O acento métrico varia de acordo com a fórmula de compasso e nos ajuda a identificá-la. Por esse motivo, quando ouvimos um trecho musical, nós conseguimos dizer, apenas ouvindo os acentos métricos, qual é a fórmula de compasso desse trecho (mesmo sem vermos a musica escrita). Importante:
- Acentuação métrica dos compassos Binários:1º tempo - Forte, 2º tempo - fraco.
- Acentuação métrica dos compassos Ternários:1º tempo - Forte, 2º tempo - fraco, 3º tempo - fraco.
- Acentuação métrica dos compassos Quaternários:1º tempo - Forte, 2º tempo - fraco, 3º tempo - meio Forte, 4º tempo - fraco.
- Subdivisão dos compassos simples: Compassos simples são aqueles que possuem uma subdivisão binária, ou seja, possuem como unidade de tempo (U.T.) uma figura que pode ser dividida em duas partes iguais. Dizemos que um compasso é simples quando o número superior da fórmula de compasso for 2, 3 ou 4.
- Acentuação da subdivisão nos compassos simples: 1º metade de cada tempo - Forte, 2º metade de cada tempo - fraco.
- Subdivisão dos compassos compostos: Compassos compostos são aqueles que possuem uma subdivisão ternária, ou seja, cada tempo pode ser dividido em três pulsos (ou movimentos) iguais. Com essa subdivisão, a U.T. é composta por uma figura pontuada. Dizemos que um compasso é composto quando o número superior da fórmula de compasso for 6, 9 ou 12.
- Acentuação da subdivisão nos compassos compostos: 1º pulso de cada tempo - Forte, 2º pulso de cada tempo - fraco, 3º pulso de cada tempo - fraco
- Compassos alternados: são formados pela junção de duas ou mais fórmulas de compasso diferentes, aplicadas alternadamente a cada compasso. As fórmulas de compasso podem ser escritas no início da partitura junto à armadura de clave, ou podem ser escritas em cada um dos compassos alternados.
O acento métrico não deve ser literalmente executado na música, isto é, ele não exige que se aumente a intensidade do som no tempo forte, ou que se diminua a intensidade do som no tempo fraco. O acento é naturalmente sentido na música quando esta é tocada da maneira como foi escrita.
Exercícios Rítmicos:
Nosso metrônomo está configurado para marcar os compassos de acordo com a fórmula de compasso de cada lição. Colocamos um compasso de preparação no início de cada lição. A lição inicia sempre após o compasso de preparação. Perceba que a primeira batida de cada compasso é diferente das demais, sinalizando o início de um novo compasso. Fique atento para que a sua mão acompanhe cada batida do metrônomo e sempre que soar a primeira batida do compasso, sua mão deve estar iniciando a marcação do primeiro tempo, embaixo.
Ajuste do andamento
Veja abaixo como alterar a velocidade dos áudios, caso queira praticar em um andamento mais rápido, ou mais lento.