Resumo MSA:
Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5 Fase 6 Fase 7 Fase 8 Fase 9 Fase 10 Fase 11 Fase 12 Fase 13 Fase 14 Fase 15 Fase 16Resumo Fase 4 MSA
Na fase 4 do MSA aprendemos sobre ligadura, ponto de aumento e intervalos. Também aprendemos as fórmulas de compasso e o movimento de solfejo em 3 e em 2.
- Ligadura: é uma linha curva que se coloca acima ou abaixo de duas ou mais notas e indica que o som deve ser estendido de uma nota para a outra. No hinário temos dois tipos de ligaduras: as ligaduras de valor e as de portamento.
- Ligadura de valor: é a que liga notas de mesma altura. Para executá-la, os valores das notas ligadas são somados.
- Ligadura de portamento: é a ligadura colocada entre duas ou mais notas de alturas diferentes, fazendo com que o som passe de uma nota para a outra, sem interrupção.
- Ponto de aumento: é um ponto que, colocado à direita da cabeça da figura musical, aumenta metade da sua duração. Pode ser usado tanto em notas musicais quanto em pausas. Exemplo: uma mínima em uma fórmula de compasso 44 vale 2 tempos. Se colocarmos um ponto à direita da mínima, ela passará a valer 3 tempos (2 tempos que ela já valia, mais um tempo acrescido pelo ponto).
- Ponto duplo: o primeiro ponto aumenta metade da duração da figura e o segundo ponto aumenta metade da duração do primeiro ponto. Exemplo: uma semínima em uma fórmula de compasso 44 vale 1 tempo. Se colocarmos dois pontos à direita da semínima, ela passará a valer 1 tempo e 3/4 (1 tempo que ela já valia, mais meio tempo acrescido pelo primeiro ponto, mais 1/4 de tempo acrescido pelo segundo ponto).No hinário só existe um hino com ponto de aumento duplo, que é o hino 228.
- Intervalo: é a diferença de altura entre dois sons. Também são chamados de saltos. Os intervalos se classificam conforme o número de notas contidas neles, ou seja, notas existentes entre o primeiro som (inclusive) e o segundo som (inclusive), sendo classificados em intervalos de 2ª, 3ª, 4ª, 5ª, 6ª, 7ª, 8ª, 9ª.Exemplo: nota Mi (1ª linha do pentagrama na Clave de Sol) e nota Sol (2ª linha do pentagrama na clave de Sol) - Intervalo de Terça pois contém 3 notas neste intervalo (Mi, Fá e Sol).
- Intervalo simples: contêm de duas a oito notas sucessivas dentro do intervalo.
- Intervalo composto: contêm acima de oito notas dentro do intervalo.
- Intervalo melódico: se verifica quando as notas soam sucessivamente.
- Intervalo harmônico: acontece quando as notas soam simultâneamente.
- Fórmula de compasso em 3: quando o número superior da fórmula de compasso for o número 3, isso indica que o compasso terá 3 tempos. O número inferior representa a figura que valerá um tempo no compasso. Por exemplo, número 4 na parte de baixo da fórmula de compasso, indica que a semínima valerá 1 tempo. Número 2, indica que a mínima valerá 1 tempo, e assim por diante.
- Movimento de solfejo em 3: o primeiro movimento começa no ponto 1, embaixo, e termina quando chega no ponto 2, à direita. O segundo movimento começa no ponto 2 e termina no ponto 3, em cima. O terceiro movimento começa no ponto 3 e termina novamente no ponto 1, embaixo.
- Fórmula de compasso em 2: quando o número superior da fórmula de compasso for o número 2, isso indica que o compasso terá 2 tempos. O número inferior representa a figura que valerá um tempo no compasso. Por exemplo, número 4 na parte de baixo da fórmula de compasso, indica que a semínima valerá 1 tempo. Número 2, indica que a mínima valerá 1 tempo, e assim por diante.
- Movimento de solfejo em 2: o primeiro movimento começa no ponto 1, embaixo, e termina quando chega no ponto 2, em cima. O segundo movimento começa no ponto 2 e termina novamente no ponto 1, embaixo.
Exercícios Rítmicos:
Nosso metrônomo está configurado para marcar os compassos de acordo com a fórmula de compasso de cada lição. Colocamos um compasso de preparação no início de cada lição. A lição inicia sempre após o compasso de preparação. Perceba que a primeira batida de cada compasso é diferente das demais, sinalizando o início de um novo compasso. Fique atento para que a sua mão acompanhe cada batida do metrônomo e sempre que soar a primeira batida do compasso, sua mão deve estar iniciando a marcação do primeiro tempo, embaixo.
Ajuste do andamento
Veja abaixo como alterar a velocidade dos áudios, caso queira praticar em um andamento mais rápido, ou mais lento.
Lição 6
Informação importante:
Nas lições à seguir, o candidato deverá executar a leitura métrica (falar o nome das notas) na clave do método do seu instrumento. Caso ainda não tenha decidido por um instrumento, poderá utilizar a Clave de Sol.
Lição 7
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 8
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 9
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 10
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 11
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 12
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 13
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 14
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 15
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 16
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 17
Lição 18
Lição 19
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 20
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 21
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 22
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 23
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 24
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 25
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 26
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 27
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 28
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |
Lição 29
Clave de Sol |
Clave de Fá |
Clave de Dó |