Resumo MSA:
Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5 Fase 6 Fase 7 Fase 8 Fase 9 Fase 10 Fase 11 Fase 12 Fase 13 Fase 14 Fase 15 Fase 16Resumo Fase 10 MSA
Na fase 10 do MSA aprendemos sobre dinâmica e os sinais utilizados para representação da dinâmica na escrita musical.
- Dinâmica: é a variação da intensidade do som de maneira gradual, tanto para uma intensidade mais forte quanto para uma intensidade mais fraca.
Quando houver na partitura a indicação de dinâmica, ela será graduada da seguinte forma, partindo da indicação de som mais fraco para o mais forte:
- 𝆏𝆏𝆏 - (molto pianissimo):extremamente suave;
- 𝆏𝆏 - (pianissimo):muito suave;
- 𝆏 - (piano):suave;
- 𝆐𝆏 - (mezzo piano):meio suave;
- 𝆐𝆑 - (mezzo forte):meio forte;
- 𝆑 - (forte):forte;
- 𝆑𝆑 - (fortissimo):muito forte;
- 𝆑𝆑𝆑 - (molto fortissimo):extremamente forte;
- Sinais de graduação: as graduações de intensidade do som também podem ser indicadas pelos seguintes sinais ou expressões.
- crescendo (cresc.): 𝆒   aumento gradual da intensidade do som.
- decrescendo (decresc.): 𝆓   diminuição gradual da intensidade do som.
Exercícios Rítmicos:
Nosso metrônomo está configurado para marcar os compassos de acordo com a fórmula de compasso de cada lição. Colocamos um compasso de preparação no início de cada lição. A lição inicia sempre após o compasso de preparação. Perceba que a primeira batida de cada compasso é diferente das demais, sinalizando o início de um novo compasso. Fique atento para que a sua mão acompanhe cada batida do metrônomo e sempre que soar a primeira batida do compasso, sua mão deve estar iniciando a marcação do primeiro tempo, embaixo.
Ajuste do andamento
Veja abaixo como alterar a velocidade dos áudios, caso queira praticar em um andamento mais rápido, ou mais lento.