Resumo MSA:
Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5 Fase 6 Fase 7 Fase 8 Fase 9 Fase 10 Fase 11 Fase 12 Fase 13 Fase 14 Fase 15 Fase 16Resumo Fase 12 MSA
Na fase 12 do MSA aprendemos sobre síncopa e contratempo.
- Síncopa: acontece quando um som é articulado no tempo fraco ou a parte fraca de um tempo e se prolonga sobre o tempo forte ou parte forte seguinte. O acento forte ou meio forte que deveria surgir é suprimido, não aparece. Desse modo, havendo síncopa, o tempo fraco permanece sobre a parte forte do tempo dessa nota sincopada. Trata-se de um deslocamento do acento métrico natural.
- Síncopa regular: é formada por notas que têm a mesma duração.
- Síncopa irregular: é formada por notas que têm durações diferentes.
- Contratempo: se verifica quando há notas executadas em tempo fraco ou parte fraca do tempo, ficando os tempos fortes ou partes fortes dos tempos preenchidos por pausas.
- Contratempo regular: ocorre quando a pausa e a nota tem a mesma duração.
- Contratempo irregular: ocorre quando a pausa e a nota tem durações diferentes.
Nos nossos hinos, em razão do estilo sacro da nossa música, a acentuação da síncopa descaracterizaria tanto o estilo musical quanto a acentuação silábica da poesia e, por esse motivo, não deve ser realizada. Assim, os hinos sincopados não devem ser tocados com uma acentuação forte sobre a síncopa.
Exercícios Rítmicos:
Nosso metrônomo está configurado para marcar os compassos de acordo com a fórmula de compasso de cada lição. Colocamos um compasso de preparação no início de cada lição. A lição inicia sempre após o compasso de preparação. Perceba que a primeira batida de cada compasso é diferente das demais, sinalizando o início de um novo compasso. Fique atento para que a sua mão acompanhe cada batida do metrônomo e sempre que soar a primeira batida do compasso, sua mão deve estar iniciando a marcação do primeiro tempo, embaixo.
Ajuste do andamento
Veja abaixo como alterar a velocidade dos áudios, caso queira praticar em um andamento mais rápido, ou mais lento.