Resumo MSA:
Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5 Fase 6 Fase 7 Fase 8 Fase 9 Fase 10 Fase 11 Fase 12 Fase 13 Fase 14 Fase 15 Fase 16Resumo Fase 16 MSA
Na fase 16 aprendemos sobre frases, semifrases, interpretação musical e indicações interpretativas.
- Frase: é uma unidade musical com sentido de conclusão. Nos nossos hinos, ela é normalmente formada por 4 compassos, divididos geralmente em 2 semifrases.
- Frasear: é evidenciar pelas acentuações e pela dinâmica, o início e o fim de cada frase. Importante:
- Interpretação musical: é a arte de compreender as intenções e os sentimentos do compositor e transmití-los por meio do som do instrumento. É a expressão musical.  A interpretação musical leva em consideração a intesidade do som, a forma de execução desse som, a velocidade, etc.  A interpretação não leva em consideração a fórmula de compasso. Importante:
- Indicações interpretativas: Em alguns hinos foram colocadas indicações interpretativas de expressão musical que alertam o musico para uma forma de interpretação mais específica. Essas indicações estão listadas abaixo.
- Solene: são hinos em que nos dirigimos a Deus e a Jesus Cristo falando da Sua grandeza. Devem soar com grandiosidade, mas de maneira respeitosa.
- Majestoso: são hinos em que falamos entre nós da grandeza de Deus e de Jesus Cristo. Devem soar de maneira imponente.
- Com júbilo: são hinos em que reconhecemos a nossa felicidade por sermos filhos de Deus e salvos por Jesus Cristo, soando com contentamento.
- Com veneração: são hinos em que nos apresentamos com reverência e adoração perante Deus e perante Jesus Cristo, com som mais suave do que o som solene.
- Com submissão: são hinos em que reconhecemos a nossa pequena estatura perante Deus e perante Jesus Cristo, mas declarando com todo o cuidado o nosso amor e o nosso anseio de sermos salvos, tocando com suavidade e cuidado.
- Com humildade: são hinos em que reconhecemos nossos erros e fraquezas e pedimos a Deus que nos perdoe e que tenha piedade de nós, soando com leveza, mas em alguns momentos com uma intensificação da dinâmica pelo clamor da alma.
Não se devem definir as semifrases pela existência de vírgulas menores de respiração que surgem ao longo do hino. Existem diversos hinos em que as semifrases estão divididas por vírgulas maiores, por exemplo, o hino 19, que só tem vírgulas maiores em todas as semifrases.
O fato de um hino ter fórmula de compasso 22 não significa que ele deva ser executado de modo rápido ou com uma intensidade forte de som.
Exercícios Rítmicos:
Nosso metrônomo está configurado para marcar os compassos de acordo com a fórmula de compasso de cada lição. Colocamos um compasso de preparação no início de cada lição. A lição inicia sempre após o compasso de preparação. Perceba que a primeira batida de cada compasso é diferente das demais, sinalizando o início de um novo compasso. Fique atento para que a sua mão acompanhe cada batida do metrônomo e sempre que soar a primeira batida do compasso, sua mão deve estar iniciando a marcação do primeiro tempo, embaixo.
Ajuste do andamento
Veja abaixo como alterar a velocidade dos áudios, caso queira praticar em um andamento mais rápido, ou mais lento.