Resumo MSA:
Fase 1 Fase 2 Fase 3 Fase 4 Fase 5 Fase 6 Fase 7 Fase 8 Fase 9 Fase 10 Fase 11 Fase 12 Fase 13 Fase 14 Fase 15 Fase 16Resumo Fase 1 MSA
Na fase 1 do MSA aprendemos alguns conceitos básicos que serão listados aqui de maneira resumida, à fim de auxiliar na fixação do conteúdo.
- Música:é a arte de expressar sentimentos por meio de sons coordenados produzidos por voz ou instrumento musical. Importante:
- Som:é tudo o que ouvimos.
- Famílias de instrumentos:
- Teclados:órgão eletrônico;
- Cordas:violino, viola e violoncelo;
- Madeiras:flauta e todos os instrumentos de palheta. Observe que muitos instrumentos pertencentes à família das madeiras são feitos de metal;
- Metais:são os instrumentos de bocal. Observe que alguns instrumentos, como a flauta e os saxofones, apesar de serem fabricados de metal, pertecem à família das madeiras. A família dos metais engloba apenas os instrumentos que são tocados com bocal.
- Elementos da música:Os três principais elementos da música são Melodia, Harmonia e Ritmo.
- Melodia:é a combinação de sons em uma sequência ordenada e com ritmo, criando uma estrutura musical agradável de se ouvir.
- Harmonia:é a combinação de duas ou mais notas tocadas simultaneamente que soam bem juntas. Essas notas são selecionadas de acordo com as regras da teoria musical e criam uma sensação de profundidade e textura na música.
- Ritmo:é a organização do tempo na música, incluindo a duração de cada som e silêncio.
- Propriedades do som:timbre, duração, altura e intensidade.
- Timbre:é a qualidade única do som que o diferencia de outros sons produzidos por outras fontes, como a diferença entre uma flauta e um violino.
- Duração:refere-se ao tempo que um som dura.
- Altura:é a característica do som que determina se ele é grave ou agudo.
- Intensidade:é a medida do volume ou força do som. Refere-se se um som é fraco ou forte.
- Notas musicais:são usadas para representar a altura dos sons na escrita musical. As notas musicais são sete: Dó, Ré, Mi, Fá, Sol, Lá, Si.
- Pentagrama - 𝄚 :é uma representação gráfica utilizada na escrita musical para indicar a altura dos sons. As notas musicais são escritas nas linhas e nos espaços do pentagrama de acordo com sua posição de altura. No pentagrama, as linhas e espaços são sempre contados de baixo para cima.
- Linhas Suplementares Superiores e Inferiores:são utilizadas para escrever notas mais agudas ou mais graves, respectivamente do que o pentagrama comporta. São sempre contadas à partir do pentagrama.
- Clave:É um sinal que determina o nome da nota escrita em sua linha de referência e à partir dessa nota, é possível determinar a posição de todas as demais notas no pentagrama. Em resumo, sem clave, não é possível determinar o nome das notas no pentagrama. No MSA serão utilizadas as claves de Sol (2ª linha), Fá (4ª linha) e Dó (3ª linha).
- Clave de Sol - 𝄞 :É utilizada principalmente para representar sons agudos. Ela é escrita na segunda linha do pentagrama. Quando utilizamos a clave de Sol, a nota que está na 2ª linha do pentagrama é a nota Sol.
- Clave de Dó - 𝄡 :É utilizada principalmente para representar sons médios. Pode ser escrita na 1ª, 2ª, 3ª ou 4ª linha do pentagrama, porém no MSA utilizaremos somente a clave de Dó escrita na 3ª linha do pentagrama. Quando utilizamos a clave de Dó na 3ª linha do pentagrama, a nota que está na 3ª linha é a nota Dó.
- Clave de Fá - 𝄢 :É utilizada principalmente para representar sons graves. Pode ser escrita na 3ª ou 4ª linha do pentagrama, porém no MSA utilizaremos somente a clave de Fá escrita na 4ª linha do pentagrama. Quando utilizamos a clave de Fá na 4ª linha do pentagrama, a nota que está na 4ª linha é a nota Fá.
Ao executar os hinos, devemos expressar o sentimento contido na poesia de cada hino. Para isso, devemos sempre buscar internalizar esse sentimento e trasmití-lo através do som do nosso instrumento.
Treine a leitura das notas musicais nas 3 claves:
Clave Sol
Clave Fá
Clave Dó